Da Sala de Aula ao Gabinete: A Inspiração da Jornada de Weverson Meireles na Serra

Da Sala de Aula ao Gabinete: A Inspiração da Jornada de Weverson Meireles na Serra

Weverson Meireles (PDT) foi o prefeito eleito na Serra, no segundo turno das Eleições 2024. Ele saiu vitorioso da disputa contra Pablo Muribeca (Republicanos) com 60,48% dos votos válidos (138.071 votos) contra 39,52% (90.227 votos) do adversário.

Estreante em disputas eleitorais, Weverson vai comandar, nos próximos quatro anos, o maior município do Espírito Santo. Mas sua atuação na vida pública é anterior ao pleito deste ano. Com passagens pelos governos federal e estadual e também pela prefeitura que em janeiro vai assumir, Weverson tem histórico em diversas áreas do Executivo.

A cidade da Serra foi a única do estado em que a disputa para a prefeitura foi resolvida no segundo turno, neste domingo.

No primeiro turno, Weverson Meireles conquistou 97.087 votos, 39,66% dos votos válidos (dados a todos os candidatos). Se adversário, Pablo Muribeca obteve 61.690 votos, 25,20%. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Histórico

Filho de uma doméstica e de um pedreiro, Weverson Meireles nasceu no dia 18 de março de 1991, tem 33 anos e é natural de Vitória, de onde a família precisou se mudar após um deslizamento de terras no Morro do Macaco, em 1985. Ele ainda não era nascido quando os pais se instalaram na Serra, onde cresceu e se estabeleceu.

Ele não é casado e não tem filhos. Se formou em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Ele já foi secretário de estado de Turismo até o início de 2023, ocupou o cargo de subsecretário estadual de Esportes e também trabalhou como assessor especia no Ministério do Trabalho, em Brasília.

O candidato também atuou como secretário de Governo da Prefeitura da Serra e presidiu o diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Weverson tem apoio do atual prefeito da cidade, Sérgio Vidigal (PDT).

Na Prefeitura da Serra, como titular da Secretaria de Governo, coordenou o planejamento estratégico do município para os próximos 20 anos.

O prefeito eleito sempre estudou em escolas públicas e tem, entre prioridades do seu mandato, conforme seu plano de governo, a ampliação em 50% da educação em tempo integral, priorizando a educação infantil. Também planeja criar o cartão kit escolar e prometeu expandir o programa de educação financeira e empreendedorismo. Ainda tem nos planos a Universidade da Criança e a modernização do sistema de gestão escolar.