Cramvis da Serra alcança marca de 9 mil atendimentos e transforma histórias de vida
Késia de Almeida Neves, 42 anos, é uma das 683 mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramvis), vinculado à Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Entre 2021 e 2024, o Centro realizou cerca de nove mil atendimentos, oferecendo suporte para vítimas de violência doméstica.
No Cramvis, Késia relata ter recebido acolhimento imediato e direcionado. “Desde o meu primeiro atendimento, me perguntaram sobre minhas necessidades básicas, como alimentação, saúde e educação para minhas filhas. Recebi suporte inicial e, em seguida, fui encaminhada à Casa da Rosa para cursos profissionalizantes. Isso me ajudou a conseguir o emprego que tenho hoje, como educadora social”, destaca.
Késia, que é do interior do Espírito Santo, enfrentou uma tentativa de feminicídio. “Fugi com minhas filhas. Não aguentava mais. Cheguei a uma cidade onde não conhecia ninguém e sem nenhuma condição. A Secretaria da Mulher me acolheu e até hoje sou acompanhada por uma psicóloga. Esse apoio mudou minha vida e me deu forças para recomeçar”, afirma.
Ela também destaca que o trabalho do Cramvis mudou sua visão sobre políticas públicas. “Eu nunca me envolvi com política porque não acreditava que houvesse ações sérias para ajudar as pessoas. Mas, quando fui acolhida e consegui reconstruir minha vida pessoal e profissional, mudei de ideia, porque houve um trabalho sério que salvou minha vida e a das minhas filhas”, reforça.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Lilian Mota, ressalta o compromisso do município em combater a violência doméstica. “Seguimos oferecendo suporte jurídico e psicossocial integral às mulheres em situação de risco. Os resultados mostram que estamos no caminho certo”, pontua.
Cramvis
O Centro oferece uma estrutura completa para atendimento às mulheres, com:
– Equipe multidiscipliar com psicólogas, assistentes sociais e advogados;
– Salas para atendimentos individuais e coletivos, salas de amamentação e atendimento psicológico, além de espaços adequados para treinamento e qualificação profissional, além de brinquedoteca e refeitório;
– Parceria para atendimento da Defensoria e Ministério Público.
Serviço
Agendamento e Atendimento Psicossocial para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica
Telefone: (27) 3328-7500.
WhatsApp: (27) 99836-2909
Endereço: Rua Major Pissarra, 12, Serra Sede
Fonte : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui