Conferência Municipal de Assistência Social da Serra inicia nesta quarta (25)
A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social da Serra foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (25), com a presença do prefeito Sergio Vidigal, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Manguinhos. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (27).
Com o tema: “Assistência Social Direito do Povo e Dever do Estado”, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social, o objetivo do evento é a construção de uma Política Pública de Assistência Social no município da Serra, com mais qualidade técnica e responsabilidade com os usuários.
Em razão da pandemia do novo coronavírus, a conferência foi realizada de forma híbrida. Mais de 100 pessoas acompanharam a abertura de forma virtual. A mesa de abertura do evento, além do prefeito Sergio Vidigal, contou com a presença da secretária de Assistência Social, Claudia Maria da Silva, da representante do Conselho de Assistência Social da Serra, Ana Paula Vermelho Batista, da representante da Rede (Suas), Kátia Maria Soares Mendes, e da representante dos usuários do sistema de Assistência Aocial, Maria Aparecida Ferreira Pinto.
A secretária de Assistência Social da Serra, Claudia Maria da Silva, agradeceu aos presentes e destacou a necessidade de incentivo às políticas de assistência.
“Não vamos desistir de uma política estruturada para a população. Não é assistencialismo, mas sim a ajuda para quem realmente precisa. Atendemos aproximadamente 10 mil pessoas por mês de forma espontânea nos Cras, Creas e CadÚnico. Essa política não se faz sem recursos. Mas é feita principalmente por gente. E fico feliz de estar cercada por gente tão capacitada. Vamos fazer a diferença”, afirmou.
Claudia disse, ainda, que é muito importante a realização e a participação dos públicos envolvidos na Conferência Municipal, pois é um espaço de mobilização e de oportunidade para que os usuários dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, sejam protagonistas na tomada de decisões sobre a Assistência Social na Serra.
“Proporcionar esse momento de participação é fundamental para dar acesso às informações e proporcionando articulação, gerando debates, buscando efetivar a garantia de direitos e o acesso às políticas públicas, elaborando diretrizes a avaliando o que já se implementou na Política de Assistência Social”, finalizou.
Para o prefeito, o momento é ímpar para se discutir a Assistência Social na Serra.
“Já tínhamos outros problemas, mas a pandemia veio para aumentar ainda mais as desigualdades. Estou feliz em estar aqui hoje debatendo formas de garantir que todos tenham uma boa remuneração, mas uma renda nivelada por cima. E o nosso mecanismo para isso é o Orçamento. Ele foi feito para reduzir as desigualdades e vamos trabalhar para isso”, disse Sergio Vidigal.
A Conferência Municipal de Assistência Social segue até a próxima sexta (27) com vasta programação. Confira a programação completa aqui
Reprodução PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.