Combate ao Bullying é prioridade nas escolas da Serra durante todo o ano letivo

Segunda-feira (7) é o Dia Nacional de Combate ao Bullying. Em escolas da rede municipal da Serra, esse combate não acontece somente nesta data, mas no dia a dia. Projetos e iniciativas que duram todo o ano letivo têm como objetivo tornar as relações e o ambiente escolar cada vez melhores.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Istela Modenesi, no Bairro das Laranjeiras – região de Jacaraípe – , quem chega já é recepcionado por uma faixa que avisa “Nossa escola tem protocolo antibullying: respeite”. Por lá, os próprios estudantes escolhem lideranças que têm o papel de mediar os conflitos e ajudar no combate ao bullying no dia a dia.
Segundo a diretora Flavia Troca Dantas essas lideranças participam de reuniões periódicas com os profissionais da escola e multiplicam entre os colegas tudo o que é discutido. Quando ocorre alguma situação conflituosa, as próprias crianças procuram os líderes para relatar. Esses líderes atuam na mediação dos conflitos e acionam os profissionais da escola sempre que necessário.
“Essas ações reduziram significativamente os casos de bullying e de conflitos. Eles estão refletindo mais sobre suas ações e os impactos delas na vida das pessoas. Quebrar o ciclo é fundamental, porque a brincadeira que agride e humilha não é brincadeira”, pontua a diretora.
Outras iniciativas
Neste ano, a escola também conta com outras iniciativas para marcar a data e reforçar o combate ao bullying. Até mesmo os profissionais da escola têm compartilhado com os estudantes as situações que sofreram na infância e na adolescência. Eles escrevem cartas contando o que sofreram de forma anônima. Os estudantes leem e, depois, ao puxar a carta veem a foto atual de quem passou por aquela situação. “Isso tem um impacto muito grande”, afirma a diretora.
Já o professor de Ciências Wagner Mattos, que também é fotógrafo, está produzindo, em parceria com os estudantes, vídeo e fotos com uma narrativa que aborda diversidade, respeito, orientação e prevenção a situações como o bullying. Uma canção, composta por outro professor da unidade, também fará parte da produção. As fotos produzidas no projeto serão expostas em um mural na escola. Em outra atividade, professores também estão orientando os estudantes na produção de histórias em quadrinhos sobre o tema.
“Dia B de Combate ao Bullying”
Já a Emef Irmã Dulce realiza toda última semana do mês o “Dia B de Combate ao Bullying”. A cada mês, um dia diferente é escolhido e todos os professores preparam atividades sobre o tema, desde a exibição de vídeos, passando pela produção de textos, desenhos e trabalhos. Alguns materiais são expostos nas áreas comuns da escola e, durante o recreio, os estudantes assistem a vídeos educativos.
A diretora Elisandra Carvalho dos Santos Viana conta que em todos os ambientes da escola há cartazes sobre o tema e que a iniciativa tem feito a diferença para os estudantes.
“Com essa conscientização, quando ocorre algum episódio os próprios estudantes alertam uns aos outros e apontam essas questões, procurando a equipe da escola. É um trabalho intenso, porque todos os professores falam sobre o tema e também contamos com a equipe da educação especial que nos ajuda a trabalhar contra expressões capacitistas no dia a dia. Nunca tivemos um número grande de casos de bullying, mas nossos estudantes são muito receptivos a essa conscientização”, comenta.
Fonte : Prefeitura da Serra

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui