BYD reforça atividade no ES, tendo a Serra como uma das principais zonas de operação
A montadora chinesa BYD, principal importadora de veículos do Brasil, projeta repetir em 2025 o desempenho registrado no ano passado nas operações de importação e nacionalização de carros. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (27), durante o encontro do vice-governador, Ricardo Ferraço, com executivos da empresa em São Paulo. Essa informação é especialmente relevante para a Serra, uma das principais zonas alfandegadas utilizadas pela BYD no estado.
Segundo Ricardo Ferraço, dos 135 mil veículos elétricos e híbridos que a BYD trouxe para o Brasil em 2024, cerca de 95 mil entraram pelo Espírito Santo. “É uma liderança incontestável, e nós renovamos essa parceria comercial para 2025. Isso significa mais atividade econômica, principalmente em Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra e também em Aracruz. Temos um complexo portuário e uma capacidade eficiente de nacionalização, aliados aos incentivos que o nosso Estado oferece, fatores que fazem a diferença no momento da tomada de decisão pela empresa”, avaliou Ferraço.
Uma zona alfandegada é uma área específica que opera sob um regime aduaneiro especial. Nessa área, mercadorias importadas ou exportadas podem ser armazenadas, manipuladas, industrializadas ou transbordadas antes do pagamento de impostos e tributos. Na Serra, essas áreas estão concentradas especialmente na região do Contorno de Vitória. São todos aqueles enormes pátios lotados de veículos que são visíveis ao trafegar pela rodovia.
O vice-governador também destacou os efeitos econômicos dessa operação. “Somente para a remoção dos veículos dos portos, são cerca de mil caminhões envolvidos, gerando mais empregos diretos e indiretos com os negócios associados à operação”, exemplificou.
No encontro com a Chief Financial Officer (CFO) da BYD Brasil, Peipei Cao, e o gerente de Supply da BYD, Leonardo Felippe, Ferraço apresentou os avanços logísticos na área do ParklogBR/ES, um projeto que pretende transformar a Serra em uma das principais retroáreas para as operações logísticas de Aracruz.
“A empresa inaugurou uma nova rota de importação por Portocel, em Aracruz, ampliando a movimentação pelo Espírito Santo. Bem ao lado de Portocel, está em construção um porto de águas profundas que será capaz de receber os navios próprios da BYD, gigantes que transportam até seis mil veículos. A consolidação desse investimento privado da Imetame permitirá ampliar os bons resultados do comércio internacional do Espírito Santo, que é uma vocação que temos”, completou Ferraço.
Na prática, a integração da BYD ao contexto do ParklogBR é mais uma oportunidade de atrair investimentos, especialmente para o futuro Contorno de Jacaraípe, que está prestes a ser inaugurado. Essa rodovia estadual conectará a parte oeste de Jacaraípe com Nova Almeida e, no futuro, será diretamente interligada com Aracruz. Espera-se que essa infraestrutura crie um novo corredor logístico de apoio à atividade portuária de Aracruz, facilitando o processo de nacionalização dos veículos da BYD.
Instituído em setembro de 2024, o Programa Estruturante Parklog/ES é um plano diretor criado e coordenado pelo Governo do Espírito Santo, com o objetivo de consolidar um parque logístico com influência nos municípios de Aracruz, Linhares, Colatina, João Neiva, Serra, Ibiraçu, Fundão e Sooretama. O programa visa fomentar o desenvolvimento de terminais portuários, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais existentes nesses municípios. Um dos diferenciais da região é a criação da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do Brasil, localizada em Aracruz.
Fonte : Tempo Novo
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