Alunos da EMEF Iolanda Schneider aprendem sobre cultura capixaba com oficinas de panela de barro
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iolanda Schneider, em Porto Canoa, na Serra, estão aprendendo sobre um patrimônio imaterial do Espírito Santo: a confecção de panelas de barro. Eles participam de oficinas onde têm a oportunidade de moldar a argila com as próprias mãos, assim como fazem as tradicionais paneleiras. A atividade faz parte de um projeto interdisciplinar fruto de uma parceria entre a escola e acadêmicos de psicologia de uma faculdade particular. Os 5ºs anos já participaram da vivência e, na próxima quarta-feira (21), será a vez dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental.
O momento começa com uma palestra sobre as paneleiras, destacando o papel dessas mulheres como guardiãs de um saber transmitido de geração em geração. A intenção é provocar nas crianças um olhar mais sensível e orgulhoso sobre suas raízes, reforçando a importância do patrimônio imaterial como ferramenta de construção da cidadania.
De acordo com a diretora da unidade, Cynthia Segundo, a vivência prática com a argila encantou os pequenos participantes, que puderam compreender na prática os detalhes do ofício artesanal. “Esse é um trabalho conjunto que gera conhecimento, consciência e valorização das nossas raízes culturais, reforçando o respeito pelo trabalho manual e pelos saberes transmitidos entre as gerações”, destaca.
Fonte : Prefeitura da Serra

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.



