Alta Performance: Serviço Social do IPS se destaca por número expressivo de atendimentos na Serra

Alta Performance: Serviço Social do IPS se destaca por número expressivo de atendimentos na Serra

O Serviço Social do Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) atingiu a marca expressiva de 423 atendimentos realizados em 2023. É o que apontam os relatórios entregues até o mês de outubro ao Comitê de Controle Interno da autarquia.

Desses atendimentos, 172 foram direcionados aos beneficiários cuidados pelos programas e projetos do IPS, sendo 126 no Programa A Vida Não Para, 31 no Projeto Apoio No Luto e 15 no Projeto Acolher.

Também foram destaques no período o número de recadastramentos efetuados pelo setor relativos a idosos acamados e/ou com doenças crônicas (80) e de processos analisados de solicitação de isenção de Imposto de Renda (51), esses últimos verificados em conjunto com a Perícia Médica do Instituto.

A diretora-presidente Christiani Vieira comemorou os resultados. “Recebemos uma missão clara do prefeito Sergio Vidigal, que é tratar os números por trás dos processos não como números, mas como vidas. A assistente social Lucinéia vem nos auxiliando a cumprir com essa tarefa, por meio de um trabalho brilhante e que tem levado qualidade de vida aos nossos beneficiários”, relatou Christiani.

Qual é o papel do Serviço Social do IPS no Programa A Vida Não Para?

Dentro do Programa, a assistente social Lucinéia Vermeulm Silva ministra uma palestra, com mediação da Diretoria-Executiva, na qual os ex-servidores da Prefeitura são homenageados pelos anos de dedicação em suas funções e orientados para uma aposentadoria ativa e participativa, com informações a respeito dos serviços da autarquia e de temas como planejamento financeiro, cuidado com a saúde, utilização do tempo livre e relacionamento familiar e social.

Quais são as ações desenvolvidas pelo setor no Projeto Apoio No Luto?

No Apoio No Luto, o foco do IPS são os pensionistas, que são contemplados com: atendimento social individual e/ou familiar; escuta qualificada; averiguação de dependentes; orientação sobre legislações, documentações e procedimentos internos do IPS; dentre outros encaminhamentos.

As informações para o desenvolvimento do projeto têm como base as demandas espontâneas do setor de Protocolo/Atendimento e os registros do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc), os quais identificam óbitos ocorridos em todo o Brasil e são remetidos mensalmente ao Serviço Social pelo Departamento de Recursos Humanos do Instituto.

Após a triagem, o RH disponibiliza à assistente social uma planilha mensal com os segurados que foram a óbito, para que, tanto nos casos registrados no Sirc quanto no Protocolo, entre em contato para orientar a família.

E o que o Serviço Social realiza no Projeto Acolher?

O Acolher é um projeto voltado aos servidores da Prefeitura que foram aposentados por incapacidade permanente, ou seja, a todos aqueles colaboradores submetidos periodicamente à Perícia Médica e que se encontram afastados do trabalho em decorrência de doença.
O Serviço Social recebe os ofícios da Prefeitura contendo os nomes desses servidores, entra em contato e agenda os atendimentos.

No dia marcado, são realizados serviços como: estudo social; prestação de apoio e acolhimento; verificação das condições de saúde e suporte familiar, com acionamento de órgãos de proteção, caso necessário; e acompanhamento de casos de indicação de interdição civil, com orientações sobre documentação e procedimentos envolvidos na ação, até que seja emitida a curatela definitiva e registrada a decisão judicial em cartório.

Além da avaliação da assistente social Lucinéia, o segurado passa pela médica perita Raquel Pires de Mesquita e tem suas dúvidas esclarecidas pelos técnicos do Departamento de Previdência (Deprev).

Fonte : Prefeitura da Serra