Ação educativa em escolas alcança mais de 450 alunos através da Conexão Positiva
A Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) concluiu, nesta quarta-feira (21), uma série de palestras da primeira ação do projeto “Conexão Positiva”. A iniciativa chegou em seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da cidade para conscientizar as crianças e pré-adolescentes sobre os perigos do uso do álcool e drogas, além da importância de cuidar da saúde mental.
A ação foi realizada pelo Departamento de Segurança e Políticas Públicas da Sedes (Desep) em conjunto com o Projeto Help, uma organização voluntária que trabalha com a temática da saúde mental. O projeto também contou com a colaboração da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) e da Secretaria Municipal de Educação (Sedu).
As palestras aconteceram em Emefs que foram selecionadas previamente pela Sedu, sendo elas: Profª. Valéria Maria Miranda, Feu Rosa, Sonia Regina Gomes Rezende Franco, Profª. Maria Istela Modenesi, João Calmon e Jardim Bela Vista.
Um detalhe importante é que as escolas foram escolhidas com base no mapa de incidência de crime de tóxicos, que são compilados pelo Observatório de Segurança Pública e informações Estratégicas da Serra (Ospie).
No total, foram realizadas sete palestras e mais de 450 crianças e pré-adolescentes impactados pela mensagem.
“A ação é importante para conscientizar nossas crianças a cerca dos vícios de qualquer substâncias que dão a falsa impressão de fuga da realidade”, disse Igor Scardini, chefe da divisão de projetos do Desep.
Para Lázaro e Enzo, alunos do 5° ano da Emef Maria Istela Modenesi, a palestra foi muito legal para mostrar o caminho certo. Esthefani Ribeiro, também do 5° ano, comentou a importância da palestra. “Gostei muito da palestra, muito legal, porque ajuda muitas pessoas a não manterem o vício”, diz.
As próximas ações do projeto “Conexão Positiva” estão programadas para Abril. O bullying será o tema abordado, tendo em vista que no dia 7 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola.
Território da Afetividade
A Secretaria de Educação da Serra (Sedu) promove ambiente de cultura de paz na escola através do projeto “Território de Afetividade”, onde toda a comunidade escolar é envolvida por meio de atividades e dinâmicas adaptadas (palestras, oficinas, rodas de conversa) para cada unidade de ensino por uma equipe psicossocial que inclui psicólogos e assistentes sociais.
Os temas abordados incluem bullying, uso abusivo de internet e jogos, cyberbullying, assédio virtual, cuidados preventivos e uso responsável das redes sociais. O assunto também é discutido de forma transversal em disciplinas tradicionais.
Fonte : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui