Destaque Local: Novidades no Terminal de Carapina

Destaque Local: Novidades no Terminal de Carapina

O Terminal de Carapina, na Serra, vai ganhar uma revitalização completa a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Novo pavimento, telhado e calçada com acessibilidade são algumas das melhorias que o terminal irá receber.

“Será uma modernização geral. Realizaremos obras de drenagem, concretagem de pavimentação, reforma das entradas e saídas de ônibus e de pedestres, novos banheiros e telhado”, explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

PUBLICIDADE
Quatro plataformas no total serão reformadas, e as obras devem ser concluídas em 2026.

“Estamos concluindo o projeto de revitalização e ainda não temos o orçamento. A ordem de serviço será emitida no primeiro trimestre do ano que vem”, afirmou.

Além da revitalização, o terminal receberá um novo espaço de seis mil metros quadrados. A área vai ampliar em 30% a capacidade de operação do local.

“Estamos desapropriando um terreno ao lado para anexar ao terminal. O governo do Estado já entrou com a ação na Justiça, mas ainda não há previsão para a anexação do terreno”.

Projeção mostra como vai ficar o novo Terminal de Carapina, na Serra: reforma vai ampliar em 30% a capacidade de operação do local

Corredor

Questionado sobre o novo corredor viário que deve ligar o viaduto do Contorno, em Cariacica, até o Terminal de Laranjeiras, na Serra, que foi anunciado em maio deste ano, o secretário informou que o projeto está em fase de elaboração.

“A proposta é melhorar o tráfego de veículos, mas depende da municipalização do trecho da BR-101. O projeto será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra”, disse.

Você sabia?

O Terminal de Carapina foi o primeiro do Sistema Transcol a ser construído, em 11 de maio de 1989. Na época, o terminal atendia 14 linhas de ônibus, que também operavam no território dos municípios de Cariacica e Vila Velha.

Revitalização total

Foto: Divulgação/Secom

O Terminal de Carapina receberá uma revitalização completa. Além disso, uma área de seis mil metros quadrados, localizada ao lado do terminal, será anexada, expandindo em 30% a capacidade de operação do espaço. A proposta da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) é modernizar o terminal.

“Será uma modernização geral. Vamos mudar tudo, dos acessos aos banheiros
Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade e Infraestrutura.

Melhora na estrutura

A obra vai incluir concretagem do pavimento, drenagem, instalação de novas cercas, de calçadas com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCD’s), reforma dos banheiros e lanchonetes, dos telhados, da iluminação, reorganização das áreas de embarque e desembarque, além de pintura.

Tempo de conclusão

A previsão de início é no primeiro trimestre do ano que vem, com conclusão ao longo de 2026. Ainda não há orçamento completo da obra.

Fonte: Semobi.