Prêmio Nacional do Ministério Público do Trabalho é conquistado por aluno da Serra
O estudante João Victor Campos Neves, de 11 anos, da Emef Dom José Mauro Pereira Bastos, de Morada de Laranjeiras, conquistou o primeiro lugar nacional na categoria Desenho, no Prêmio MPT (Ministério Público do Trabalho) na Escola 2023, sob o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. Ele está no 5º ano D.
O aluno concorreu com competidores do 4º e 5º anos de Santa Catarina e Ceará com o trabalho “Um mundo, duas possibilidades e uma única solução: proteção e educação”.
O resultado foi divulgado pelo MPT na tarde desta segunda-feira (11), em cerimônia on-line, direto de Brasília. Tudo foi acompanhado pelas escolas participantes. Na Emef Dom José Mauro, o turno vespertino foi de muita festa.
“Para fazer o desenho, eu me inspirei nas histórias que meus avós me contaram. Eles diziam que no tempo deles, o jeito de tratar as crianças era muito duro, inclusive na escola. Também me baseei nas informações que minha professora me trouxe sobre direitos da infância e a função do Ministério Público do Trabalho”, resumiu João Victor.
Emocionada, a professora Adriana Soares disse que o aluno só lhe dá alegrias pelo interesse nos estudos. “Ele é um aluno participativo, gosta de pesquisar, de aprender sempre mais. É gratificante para o nosso trabalho o quanto ele se dedica e vai longe”, elogiou.
A secretária de Educação da Serra, Luciana Galdino, parabenizou a conquista de João Victor e o trabalho desenvolvido pela professora. “Nossos estudantes são talentosos e possuem a orientação cuidadosa de nossos profissionais. Esses resultados são motivo de alegria e orgulho para a nossa secretaria ao vermos nossos alunos em destaque, levando o nome da cidade para todo o Brasil”, pontuou.
A premiação do MPT é um tablet para o aluno, uma assistente virtual para a professora e um troféu para a escola.
Em 2022, a Serra também foi primeiro lugar nacional, mas na categoria Poesia, com a aluna Eduarda Ferreira Pinheiro, da Emef Altair Siqueira, em Jardim Limoeiro.
MPT na Escola
O Prêmio MPT na Escola é uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.
A premiação foi dividida em três grupos: o grupo 1, que contempla alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental; o grupo 2, com estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental; e o grupo 3, com a participação de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental.
As turmas do grupo 1 ficam responsáveis por produções criativas sobre trabalho infantil; os estudantes do grupo 2 desenvolveram projetos sobre a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes; e o grupo 3 abordou a temática da segurança e saúde nas escolas e no trabalho.
Fonte : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui