Lanches com versão saudável tornam a Semana da Criança na escola especial
As crianças dos CMEIs e os estudantes das Emefs tiveram um cardápio diferenciado para as comemorações da Semana da Criança, que agitou as 144 escolas de 9 a 11 de outubro.
Com a orientação da equipe de nutricionistas da Gerência de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), o menu dos dias de festa incluiu lanches com versões saudáveis e balanceadas, feitos com produtos frescos e naturais e, para os pequenos, zero açúcar, dentro do que já é adotado na Educação Infantil.
Não faltou criatividade na elaboração das receitas. Nos CMEIs Jurandir Gama Borges, em Cascata, e Professora Marilda Rodrigues Carvalho, em Colina da Serra, o lanche contou com um hambúrguer feito a partir de um blend de carne moída, sem uso de carne processada, acompanhado de alface e tomate.
Em outras unidades foi servida a versão light do cachorro-quente, passando longe de salsicha industrializada e utilizando carne moída como ingrediente principal.
Torta de liquidificador com recheio de peito de frango feita totalmente sem leite foi outra alternativa saudável. Especialmente para alunos com intolerância à lactose.
Outro prato que fez sucesso foi o pão de queijo totalmente caseiro feito com polvilho, batata-doce e queijo.
Para acompanhar suco de frutas e de legumes como beterraba, adoçado com maçã.
O conceito de alimentação saudável e saborosa também deu o tom e o tempero nas sobremesas. Ainda no CMEI Marilda Rodrigues, uma oficina culinária mobilizou a garotada a preparar brigadeiro feito de banana. O doce não leva açúcar e substitui o chocolate na massa por banana e cacau em pó.
As outras alternativas incluíram salada de frutas e apresentações lúdicas como melancia no palito.
Alimentação Escolar atende a 70 mil alunos
A Gerência de Alimentação Escolar planeja, elabora, acompanha, coordena e fiscaliza a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) junto às Unidades de Ensino da Rede Municipal da Serra.
A gestão da alimentação escolar é executada de forma centralizada (autogestão), em que o setor responsável elabora os termos de referência para aquisição dos gêneros alimentícios, equipamentos, utensílios, materiais de limpeza, gás e mão-de-obra (merendeiras e nutricionistas) para executar o PNAE, em consonância com as resoluções vigentes, que regulamentam as Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Procedimentos Operacionais Padronizados.
A Secretaria Municipal de Educação da Serra, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), atende a aproximadamente 70 mil alunos matriculados na rede pública municipal nas modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das Entidades Filantrópicas Conveniadas (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e Associação Pestalozzi).
Os cardápios são elaborados pela nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da Sedu e, posteriormente são encaminhados via e-mail para todas as unidades da rede.
A rede municipal de ensino, também conta com 20 nutricionistas contratadas por uma empresa terceirizada, que prestam atendimento diretamente nas Emefs e CMEIs.
Estas nutricionistas são responsáveis pelas solicitações dos produtos, orientação, fiscalização, manual de boas práticas e acompanhamento no preparo dos alimentos servidos, inclusive aos que apresentam restrição alimentar. Além disso, prestam atendimento às unidades de ensino no desenvolvimento de projetos de Educação Nutricional direcionados aos estudantes matriculados.
Fonte : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui