Serra abre agendamento, nesta segunda-feira, com doses da vacina contra influenza

Serra abre agendamento, nesta segunda-feira, com doses da vacina contra influenza

A vacinação na Serra ganha reforço, a partir desta semana, com a chegada das doses contra o vírus da influenza. A partir das 18h desta segunda-feira (3), os cidadãos poderão fazer o já conhecido agendamento de vacina, através do http://agendamentosaude.serra.es.gov.br/, e garantir imunidade contra a gripe, Covid-19, além de outras doenças.

Serão distribuídas, nesta segunda, as vagas para vacinação na quarta-feira (5). Excepcionalmente nesta semana, devido ao feriado da Semana Santa, será possível agendar a vacinação para a próxima segunda-feira (10) e terça-feira (11). Os horários e locais de vacinação são definidos no ato do agendamento.

Mas, atenção: as vacinas contra a Influenza serão aplicadas apenas em grupos prioritários e em uma única etapa. Por isso, se você faz parte ou é responsável por alguém de qualquer um dos grupos contemplados, como gestantes, puérperas, idosos, crianças de seis meses a cinco anos, professores, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com comorbidades e/ou deficiências, entre outros, já pode fazer o seu agendamento.

Nesta, que é a primeira remessa de vacina distribuída pelo Ministério da Saúde, o município da Serra já recebeu 14 mil doses do imunizante. E, até o dia 31 de maio deste ano, São previstas cerca de 170 mil pessoas cobertas contra a Influenza.

COVID-19

Além da influenza, estarão disponíveis, a partir das 18h desta segunda-feira, doses de reforço com a Pfizer Bivalente, destinada aos públicos prioritários, ou seja, pessoas de 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, além de pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos que tenham recebido D2 ou algum reforço há, pelo menos, 4 meses.

É importante apresentar, no ato da vacina, documento pessoal, CPF ou cartão do SUS. No caso da vacinação infantil, também é necessário levar o cartão de vacina da criança.

De olho no aprazamento:

1ª dose:
Pessoas a partir de 06 meses
2ª dose:
Pessoas que receberam a D1 de Pfizer, Covishield(Astrazeneca) e Janssen há 56 dias ;
Pessoas que receberam a D1 de Coronavac há 28 dias ;
Crianças que receberam a D1 de Pfizer pediátrica há 56 dias ;
Crianças que receberam a D1 de Pfizer Baby (Pfizer pediátrica menor de 05 anos) há 28 dias ;
3ª dose:
Crianças que receberam a D2 de Pfizer Baby (Pfizer pediátrica menor de 05 anos) há 56 dias;
1º Reforço monovalente:
Crianças de 03 e 04 anos que receberam Coronavac no esquema primário(D1+D2) e crianças de 05 até 11 anos – que tenham recebido D2 há 4 meses.
Pessoas acima de 12 anos – que tenham recebido D2 há 4 meses.
2º Reforço monovalente:
Pessoas acima de 18 anos – que tenham recebido o 1º reforço monovalente há pelo menos 4 meses.
Reforço Pfizer Bivalente:
Para grupos prioritários e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos que tenham recebido D2 ou algum reforço monovalente há pelo menos 4 meses.

Fonte: PMS