Saúde: Serra investe em reforma, equipamentos e novas unidades
Quando falamos em investimentos em saúde, incluímos contratação de equipe, oferta dos serviços disponibilizados, além da melhoria na infraestrutura dos equipamentos de saúde. A Prefeitura da Serra tem avançado em todos esses aspectos, haja vista que, desde o início da gestão, 16 Unidades de Saúde, entre básicas e regionais, foram totalmente reformadas.
Isso sem contar com a revitalização do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), da mudança do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Mestre Álvaro para Jardim Limoeiro; da mudança do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para um imóvel maior e reformado, em Rosário de Fátima; além da reforma na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Serra Sede.
Entre as melhorias estão: reparo e troca de telhados; pintura total (interna e externa); investimento em acessibilidade, com adequação de balcões e rampas de acesso; investimento na climatização dos serviços, com instalação de ares-condicionados; substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED ganhando, com isso, eficiência energética e economia na conta de luz.
Nova Regional de Saúde e Unidade Itinerante
A Saúde da Serra mandou avisar que os trabalhos continuam prometendo, ainda para os primeiros meses de 2023, importantes entregas às famílias serranas. A nova Unidade Regional de Saúde URS), localizada em Valparaíso, está recebendo uma reforma completa. A sétima URS vai contar com cinco equipes de Estratégia da Família (ESF), cinco consultórios odontológicos, sala de Raio-X. A previsão de inauguração é para março de 2023.
Entre os investimentos na parte estrutural dos equipamentos de saúde está a nova Unidade Itinerante, na comunidade de Aroaba, localizada da área rural do município. Neste momento, as equipes da Gerência de Administração, Serviços e Manutenção (GASM) da Secretaria de Saúde da Serra estão trabalhando na reforma de uma escola desativada para que, ainda no início de 2023, seja inaugurado o novo equipamento de saúde para os munícipes.
A Unidade da Saúde, que passa a fazer parte da Unidade Itinerante, vai atender aos moradores de Aroaba, Muribeca e Itaiobaia. O local terá um consultório de enfermagem, de ginecologista, odontologia, além de uma recepção, banheiros, área de esterilização e uma copa privativa para os servidores.
Até que a nova Unidade Básica de Saúde de Porto Canoa seja construída, através de um cofinanciamento do Governo do estado, a atual Unidade de Porto Canoa, localizada na Bico-de-Lacre, será totalmente reformada pela Prefeitura da Serra, com criação de uma sala de coleta.
A sede da Vigilância Ambiental em Saúde, localizada em Jardim Limoeiro, também passará por reformas, em 2023, assim como a mudança da Rede de Frios, que hoje está localizada próximo ao Ames, para um Centro Logístico, em Valparaíso.
Investimentos cofinanciados pelo Estado
A parceria entre a prefeitura de Governo do estado está no grupo dos investimentos em Unidades de Saúde alinhados em 2022. O investimento está dentro do Plano Decenal APS + 10, que conta com a construção de duas Unidades Básicas de Saúde: uma em São Diogo e, a outra, em Parque Jacaraípe.
A Saúde da Serra salienta, ainda, que o município busca captar recursos para apoiar financeiramente na construção de outras três Unidades de Saúde: em Porto Canoa, Jardim Bela Vista e Praia de Carapebus.
Fonte: PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.