Controladoria Geral da Serra reforça compromisso no Combate à Corrupção
Nesta quinta-feira (09), é comemorado o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A Serra, através da Controladoria-Geral do Município (CGM), tem reforçado seu compromisso no Combate à Corrupção, aderindo a programas inovadores e importantes no âmbito nacional.
A Controladoria também tem avançado no campo da transparência. O município tem ampliado o acesso às informações e o acesso aos serviços públicos, através de uma nova Carta de Serviços implementada, além da inserção de novos dados e informações que facilitam a busca do usuário, em especial no que tange a despesas e receitas.
A nova gestão também tem fomentado o eixo da participação social na busca pela prevenção da corrupção, assim, o controle social exercido através dos Conselhos Municipais, em especial do Conselho Municipal de Serviços Públicos, Transparência Passiva (E-sic e Ouvidoria), serve como mecanismo de Gestão, Integridade e Combate à Corrupção.
Entre os Programas adotados pela CGM, estão:
– Programa Nacional de Combate à Corrupção: uma iniciativa da ENCCLA, executada pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do TCU e CGU e apoio da ATRICON, ABRACOM, CNPTC, CONACI e CNM.
– Programa Time Brasil: criado em 2019 pela Controladoria-Geral da União (CGU) para auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção.
O titular da CGM, Victor Wanick, destacou que comemorar o Dia de Combate à Corrupção “nos traz à memória o quanto ainda podemos promover e fortalecer as medidas para prevenção e repressão eficazes frente à corrupção e a estimular a integridade”.
E continuou: “reforça-se que a luta contra a corrupção constitui mister institucional frente ao qual essa gestão está comprometida a empenhar esforços em seu enfrentamento, já que trata-se de conduta que afronta a democracia, o desenvolvimento social e econômico do nosso município”.
A Comemoração
Aprovada em 31 de outubro de 2003 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas e ratificada pelo Brasil em 31 de dezembro de 2006 por intermédio do decreto 5.687/06, a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção ou Convenção de Mérida foi instituída a partir da preocupação dos Estados devido a gravidade e as ameaças decorrentes da corrupção, para a estabilidade e a segurança das relações sociais, bem como ao enfraquecer as instituições e os valores da democracia, da ética e da justiça.
Reprodução PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.