Arena de Verão recebe ações de reforço ao combate ao trabalho infantil na Serra

Arena de Verão recebe ações de reforço ao combate ao trabalho infantil na Serra

Cuidar da infância é um compromisso coletivo que precisa estar presente em todos os espaços de convivência. Por isso, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), marca presença na Arena de Verão de Jacaraípe com ações de sensibilização e conscientização voltadas à prevenção e ao enfrentamento do trabalho infantil, além do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante a programação, equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil realizam abordagens educativas, com distribuição de materiais informativos e orientações ao público. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a rede de proteção social, ampliar o acesso à informação e divulgar os canais oficiais de denúncia disponíveis à população, contribuindo para a identificação e o enfrentamento de situações de violação de direitos.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Graziella Pagani, a atuação em eventos é estratégica para ampliar o alcance das ações. “A Arena de Verão é um espaço de convivência das famílias e, por isso, também é um local importante para dialogar com a população sobre a proteção das nossas crianças e adolescentes. Nosso objetivo é informar, orientar e fortalecer a responsabilidade coletiva no combate ao trabalho infantil e a todas as formas de violência”, destacou a secretária.

As ações têm como foco alertar a sociedade sobre os riscos e as consequências do trabalho infantil, além de orientar sobre a identificação, a prevenção e o enfrentamento de situações de abuso e exploração sexual. Também são promovidas atividades educativas e interativas que reforçam os direitos das crianças e adolescentes e incentivam o engajamento da comunidade na promoção da proteção integral.

A Prefeitura da Serra reforça que a proteção de crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva. Situações de violação de direitos podem ser denunciadas de forma anônima pelo Disque 100, canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos.

Fonte: Prefeitura da Serra