Na posse como secretário, Vidigal anuncia reativação do projeto do aeroporto de cargas na Serra

Na posse como secretário, Vidigal anuncia reativação do projeto do aeroporto de cargas na Serra

Durante coletiva de imprensa após a posse do ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), como secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, ele anunciou que o governo pretende reativar o antigo projeto do aeroporto internacional de cargas na região oeste de Jacaraípe.

A declaração foi feita ao Tempo Novo após questionamento sobre o Contorno de Jacaraípe, cuja inauguração está prevista para os próximos meses. Trata-se de um projeto que, no passado, não encontrou condições favoráveis para sair do papel, mas que, segundo Vidigal, será tratado como uma questão estratégica pelo governo do Estado.

Além do aeroporto, o secretário também afirmou que pretende retomar outro projeto antigo: a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na região.

As ZPEs são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação, oferecendo benefícios fiscais, cambiais e administrativos às empresas instaladas nelas.

O objetivo é estimular a industrialização e a inserção do Espírito Santo no comércio exterior. Essa proposta já havia sido debatida por Vidigal durante seu primeiro mandato como prefeito da Serra (1997-2000), mas, na época, o Espírito Santo perdeu a oportunidade de implementar o projeto.

Agora, o secretário afirma que buscará viabilizá-lo em âmbito estadual e nacional. Grande parte das áreas em questão pertence à Suzano, que mantém extensas plantações de eucalipto entre Jacaraípe e Nova Almeida, exatamente por onde passa o Contorno de Jacaraípe.

Em ocasiões anteriores, o governador Renato Casagrande já destacou a importância estratégica de dialogar com a Suzano para promover um melhor aproveitamento dessa região.

Caso esses dois projetos avancem, a Serra pode estar diante de um marco histórico para o município, considerando a relevância e os impactos econômicos positivos que podem ser gerados em diferentes setores, como logística, comércio exterior e desenvolvimento industrial.

Fonte : Prefeitura da Serra