Projeto Apoio No Luto, do IPS, transforma a vida de 80 famílias em três anos
Cada ser humano encara o luto de forma única e nem todos conseguem expressar ou comunicar suas emoções, o que pode levar a um processo de adoecimento e isolamento social. Pensando nisso, o Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) desenvolve há três anos com seus pensionistas o Projeto Apoio No Luto.
Do início do projeto, em 2022, até o fim do ano passado, a autarquia atendeu um total de 80 famílias, fornecendo orientações a respeito da documentação para abertura e trâmites que envolvem o processo de pensão por morte, direitos adquiridos que passam do segurado falecido para os dependentes, além de regras para cálculo do benefício.
“Recebemos os enlutados com todo o carinho e atenção e procuramos identificar as necessidades e vulnerabilidades de cada vida atendida, dando direcionamento para sanar pendências e agilizar o trâmite do processo”, disse a assistente social do IPS Lucinéia Vermeulm Silva.
A partir dos estudos sociais elaborados por Lucinéia, foram realizados nos últimos três anos oito encaminhamentos para a Perícia Médica do Instituto, a fim de avaliar a inclusão de beneficiário na categoria de dependente inválido, e 20 investigações para comprovação de dependência econômica e/ou convivência conjugal.
Também foram feitos nove encaminhamentos para a Defensoria Pública da Serra, visando ao ajuizamento de ação para início de processo de interdição ou curatela (pessoas com comprometimento severo que não respondem por si e precisam ser representadas para exercer atos da vida civil) e seis encaminhamentos para regularização de documentos.
As informações utilizadas para o desenvolvimento do projeto baseiam-se nas demandas espontâneas do setor de Protocolo/Atendimento da autarquia e nos dados do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc). Esse sistema identifica óbitos ocorridos em todo o Brasil e repassa mensalmente essas informações ao Serviço Social por meio do Departamento de Recursos Humanos do IPS.
Após a triagem, o RH fornece à assistente social uma planilha mensal com os segurados falecidos. Com base nesses registros, tanto os casos identificados pelo Sirc quanto os registrados no Protocolo são acompanhados, permitindo que o Serviço Social entre em contato com as famílias para orientá-las.
A diretora-presidente Christiani Vieira comentou sobre os resultados do Apoio No Luto. “Quero agradecer à Lucinéia e aos setores envolvidos nesse projeto de excelência. Trata-se de um trabalho em várias frentes, que conta com acolhimento, escuta ativa qualificada e educação previdenciária”, afirmou.
Christiani falou ainda sobre o cuidado quanto aos pensionistas. “Tratamos os processos não como números, mas como vidas, evitando desgastes desnecessários e amenizando ao máximo a dor do enlutado, que, além da tristeza, precisa lidar com questões burocráticas”, relatou a diretora-presidente.
Fonte : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui