Serra investiu mais de 21% dos recursos próprios na saúde

Serra investiu mais de 21% dos recursos próprios na saúde

Os investimentos em saúde ultrapassam R$ 340 milhões

Nos últimos quatro anos a saúde na Serra avançou em muitas frentes. O percentual de recursos próprios aplicados em saúde na Serra em 2021 era de 18,57% e cresceu para 23,28% em 2023, chegando a R$ 343,84 milhões. Em novembro, segundo o Tribunal de Contas do Espírito Santo, o percentual era de 21,54%, acima do limite constitucional de 15%.

 

Entre os muitos destaques na Saúde estão a inauguração do Hospital Municipal Materno Infantil em 2022, ampliação do atendimento de urgência e emergência, a volta das consultas com especialistas com a reinauguração do Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), e outras conquistas importantes!

 

Confira alguns dos destaques da Secretaria de Saúde nos últimos quatro anos:

Hospital Municipal Materno Infantil

Com a retomada da gestão municipal, já foram realizados mais de 10 mil partos no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI) desde sua inauguração em fevereiro de 2022. As laqueaduras passaram a ser feitas pelo próprio HMMI.

Outra novidade foi o Serviço de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência (SASV), que funciona 24 horas no HMMI, sem agendamento.

Recentemente, o Hospital inaugurou o 1º Banco de Leite Humano (BLH) municipal do Estado, que faz coleta domiciliar, além de orientação às mulheres sobre amamentação.

Em 2024, o HMMI deu início as cirurgias pediátricas eletivas com avaliação pré e pós-operatória, além de abrir a enfermaria pediátrica com 60 leitos e a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) com 10 leitos.

 

Pronto Atendimento Pediátrico

Os serranos ganharam um espaço exclusivo só para o atendimento de urgência e emergência das crianças e adolescentes menores de 15 anos com o Pronto Atendimento Pediátrico (PA Pediátrico), ao lado do HMMI, uma ampla estrutura física e com brinquedoteca. O atendimento infantil continua nas UPAs de Serra Sede e de Castelândia.

 

Serra + Saúde

Também foi criado o mutirão de serviços Serra + Saúde, com onze edições, somando mais de 39,9 mil atendimentos.

 

Concursos

Foram abertos dois concursos públicos: um com 390 vagas para Agentes de Combate à Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS); e outro com 375 vagas para a área da saúde.

 

Telemedicina

Também foi a primeira cidade do Estado a implementar a telemedicina em uma UPA – a UPA Serra Sede, visando a um atendimento mais ágil e com maior fluidez das urgências e emergências. O lugar passou por reforma em 2023 e também a dispensar na sua própria farmácia medicamentos necessários para a continuidade do tratamento em casa.

 

Atendimento especializado

Na atual gestão, o Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES) foi reinaugurado. Vale destacar que em 2021, o AMES contava com cerca de 10 profissionais especialistas, e hoje possui em torno de 60 como urologista, cardiologista, reumatologista, oftalmologista, etc.

 

Central de Ambulâncias

A nova Central de Ambulâncias com 27 veículos possibilitou ampliar o número de atendimentos.

 

Protocolo de Classificação de Risco

A Serra criou seu próprio Protocolo de Classificação de Risco, baseado nas especificidades do município.

 

Nutricionista no CAPSi

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) incluiu um novo especialista em sua equipe multiprofissional – o nutricionista, importante para os casos de seletividade alimentar e transtornos alimentares.

 

CTA

O Centro de Atenção Especializado/Serviço de Atenção Especializada (CTA/SAE) ganhou um espaço novinho em Rosário de Fátima e o CAPS Mestre Álvaro (CAPS Transtornos) passa por reformas já em sua nova localização, Jardim Limoeiro.

 

Fisioterapia

O município passou a ofertar fisioterapia domiciliar para pacientes acamados por meio de uma parceria com a Multivix e criou o projeto piloto de Reabilitação Fisioterapêutica da Dor Crônica Associada à Chikungunya.

 

Passe livre

A gratuidade no Sistema Passe Livre do Transcol também ficou mais fácil para pessoas com transtorno mental em acompanhamento regular no município. Isso ocorreu após iniciativa inédita do Estado e da Serra para a emissão dos laudos médicos.

 

Nova sede

A sede da Secretaria de Saúde da Serra agora funciona em um novo prédio em Serra Sede. Foi realizada a reestruturação da rede física dos estabelecimentos com 58 intervenções entre reformas, revitalizações e inaugurações.