Prefeitura da Serra facilita acesso com nova carteira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) agora oferece um importante benefício para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares: a Carteira de Identificação Municipal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIMPTEA).
Com isso a Prefeitura da Serra reforça o seu compromisso com a inclusão e a cidadania, trabalhando para melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA e de suas famílias.
Desde outubro desse ano 141 pessoas já foram contempladas com esse documento, que garante mais acessibilidade e respeito aos direitos desse público. O documento pode ser solicitado mediante apresentação de um laudo médico confirmando o diagnóstico de TEA.
A Cimptea assegura:
• Prioridade de atendimento em órgãos públicos municipais;
• Meia-entrada em eventos culturais realizados na Serra;
• Mais segurança em situações de emergência, com informações úteis, como dados de contato do responsável ou cuidador.
Lilian Mota, secretária de Direitos Humanos e Cidadania, destaca que a iniciativa é mais um passo importante para garantir a inclusão.
“A Cimptea é muito mais do que um documento. Ela simboliza o respeito e a valorização das pessoas com TEA, promovendo acesso a direitos e condições mais justas para essas famílias.”
Serviço
Como solicitar a Cimptea?
Entre em contato pelo telefone (27) 98182-0968 para mais informações e orientações sobre como realizar o pedido.
Para requerer a CIMPTEA, que tem validade de cinco anos, devendo ser revalidada após esse período, é preciso apresentar:
– Laudo médico com CID-1 O F84;
– Documentos pessoais do requerente ou responsável legal (certidão de nascimento, carteira de identidade ou CPF);
– Comprovante de residência original;
– Comprovante de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
– Telefone de contato;
– Foto 3×4
Fonte : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui