Confira a programação gratuita de férias no Museu Vale na Serra

Confira a programação gratuita de férias no Museu Vale na Serra

Com a chegada da segunda semana de julho, começam as férias escolares de inverno. Pensando nisso, Tempo Novo encontrou uma nova programação para os pequenos que foge do óbvio.

O Museu Vale organizou uma programação especial para as férias escolares, reunindo arte e meio ambiente, onde a diversão é garantida no Parque Botânico Vale, em Jardim Camburi.

A programação é gratuita e ficará disponível do dia 13 a 28 de julho, de terça a domingo, das 08h30 às 11h e a partir de 13h30 até às 16h. Para participar basta chegar alguns minutos antes e realizar a inscrição na Sala do Educativo MV Extramuros, no Parque Botânico Vale.

As ações são de classificação livre e todos podem participar. Bebês, crianças, jovens e adultos terão a possibilidade de experimentar atividades com diferentes sons, texturas e elementos da natureza, conectados à arte contemporânea. Isso tudo será desenvolvido por meio de oficinas práticas que utilizam recursos do meio ambiente como matéria-prima, como as folhas da Mata Atlântica, para proporcionar essa experiência lúdica no momento de confecção das artes.

A programação faz parte do projeto “Fabulando Folhear: entre palmeiras e seres imaginários”, desenvolvido em parceria com a arte-educadora Janaina Melo, para a exposição Folhear, do casal de artistas Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, com curadoria de Ronaldo Barbosa. A mostra, que acontece simultaneamente no Parque Botânico Vale, em Vitória, e na Reserva Natural Vale, em Linhares, é outra atração incrível.

Na Reserva, o educativo do museu também segue trabalhando normalmente nas atividades ligadas à exposição. As ações têm classificação livre e os visitantes podem deixar a imaginação fluir com criações artísticas realizadas nas oficinas feitas a partir das visitas mediadas.

A Folhear têm como uma das inspirações a topiaria, técnica de jardinagem para dar formas esculturais às plantas, criando assim um ser único e fantástico que se conecta com a natureza, transformando-se ao longo do tempo. São três grandes esculturas – a maior tem aproximadamente 4 metros de altura e 10 metros de comprimento – que tem como matéria-prima a própria natureza.

O Parque Botânico Vale é um espaço de lazer e vivência com a natureza, composto por 33 hectares de Mata Atlântica, onde podem ser vistas mais de 140 espécies de árvores. Ainda, o local é frequentado por espécies de aves migratórias e répteis. Em Vitória, o funcionamento do parque é de terça a domingo, das 8h às 17h.

A exposição Folhear também pode ser visitada na Reserva Natural Vale, em Linhares, que para além de um espaço de preservação da Mata Atlântica, também oferece trilhas ecológicas, torre de observação, coleções científicas e promove ações de educação ambiental para fortalecer o conhecimento local sobre sustentabilidade. Na cidade, o funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 16h.

Trata-se de uma iniciativa do Museu Vale e do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

Museu Vale Extramuros

O Museu Vale, em seu momento extramuros, expande suas atividades para além de paredes e limites geográficos. Leva diferentes manifestações da arte e inúmeros programas educativos para as praças, parques, escolas e outros espaços culturais, atingindo novos públicos e abrangendo outros municípios da Grande Vitória.

Através desses intercâmbios e trocas de conhecimento, a atuação do museu continua com seu legado de preservação da memória cultural, possibilitando e fomentando ações de pesquisa, educação, comunicação e formação, sempre próximo às produções do estado do Espírito Santo.

Serviço

Evento: Programação de férias Exposição Folhear
Entrada: gratuita
Data: 13/07 a 28/07
Local: Parque Botânico Vale
Horário: De terça a domingo. 08h30 às 11h e 13h30 às 16h
Inscrições: No dia da programação na Sala do Educativo MV Extramuros

Fonte : Tempo Novo