Escolas da Serra receberão exposição itinerante sobre história do congo

Escolas da Serra receberão exposição itinerante sobre história do congo

Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC/Serra) lançou nesta terça-feira (18) a Exposição Itinerante “Congo da Serra”. O projeto propõe a divulgação e a promoção das manifestações da cultura popular que será utilizada, levada e disponibilizada para escolas, faculdades e instituições de ensino, espaços públicos e privados, culturais e nas comunidades congueiras.

A primeira escola a receber a exposição é a Escola Clóvis Borges Miguel, localizada na Serra Sede e acontece até amanhã (19). Na sequência receberão a exposição as escolas EEEF Judith Leão Castelo Ribeiro, em Pitanga; EMEF Belvedere – Classe, em Santiago; EEEFM Getúlio Pimentel Loureiro, em São Domingos; EMEF Bicanga; EEEMF Serra Sede e Casa do Congo Também estão sendo agendadas a exposição em Nova Almeida e Jacaraípe.

A exposição traz um conteúdo riquíssimo sobre a história do congo, ciclo folclórico, festividades, elementos das festas de mastros, bandas de congo, personagens, dentre outros. A exposição aborda de maneira pedagógica os elementos simbólicos, e de devoção da manifestação cultural.

Outra finalidade do projeto é de responder perguntas, como por exemplo: porque tem um navio? Porque se chama Palermo, dentre outros questionamentos que poderão ser respondidos por meio das informações contidas na exposição.

Neste primeiro momento o público alvo são os alunos das respectivas escolas que irão receber a exposição. Posteriormente, o objetivo é de expandir essa exposição em espaços públicos e culturais para atingir o maior número de estudantes e simpatizantes da cultura congueira no município.

Os cartazes da exposição também estarão expostos durante a tradicional Festa de São Pedro, em Jacaraípe, nos dias 28, 29 e 30 de junho, no posto de informação turística dos festejos.

Agendamento

Escolas de Nova Almeida, Jacaraípe e Manguinhos podem fazer agendamento para receber a exposição. Para isso basta entrar em contato com a ABC pelo Instagram clicando aqui.

A realização do projeto é da ABC/Serra com apoio do Fundo Municipal – Lei Paulo Negreiros, Conselho Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal da Serra e Secretaria de Cultura do Espírito Santo.

Fonte : Tempo Novo