Após 20 anos na Itália, violonista da Serra retorna ao ES para festival internacional
Na Itália há mais de 20 anos, o violonista Esdras Maddalon, ex-morador da Serra, estará no Espírito Santo em junho para participar do Festival Internacional de Violões do Estado do Espírito Santo (FIVES), que ocorre simultaneamente ao Concurso Latino-Americano de Violão Maurício de Oliveira. O evento será realizado em espaços culturais de Vitória, Vila Velha e Guarapari, de 4 a 8 de junho. Todos os concertos serão gratuitos, conforme a capacidade dos locais.
Esdras estudou violão clássico na Itália na Scuola Civica di Musica di Milano, onde atualmente é professor de música desde 2022.
Esdras apresentará um concerto de violão clássico no Palácio Sônia Cabral, em Vitória, no dia 8 de junho. Antes, no dia 4, participará do Festival Internacional Maurício de Oliveira, que começa no dia 4 de junho no Palácio Anchieta, onde se apresentará e participará da premiação do concurso.
O Festival Internacional de Violões do Estado do Espírito Santo (FIVES) está em sua quinta edição e contará com a participação de violinistas de diversos estados, como Celso Faria, de Minas Gerais; Alessandro Penezzi, de São Paulo; Léo Mueller, de Santa Catarina; e DUO/Teixeira-Mayer do Espírito Santo.
Paralelamente, festival realiza o VI Concurso de Violão Maurício Oliveira, considerado um dos mais importantes do Brasil, com participação de candidatos de diversos estados brasileiros e que distribuirá mais de R$ 15.000 em prêmios, além do Troféu Maurício de Oliveira, oferecido ao 1º lugar.
O FIVES também contará com a presença internacional de violonistas clássicos como Christopher Allen, dos Estados Unidos; Esdras Maddalon, da Itália/Brasil; Hector Rodrigues, do México/EUA; Maria Haro, do Uruguai/Brasil; Manuel Espinás, de Cuba/México; e Marcos Puña, da Bolívia.
Conheça as atrações:
- Manuel Espinás (Cuba), referência do violão de concerto internacional;
- Esdras Maddalon (Itália), vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais;
- Crhistopher Allen (EUA), Mestre em Performance de violão clássico pela Southern Illinois University em Carbondale;
- Hector Rodriguez (EUA), Doutor em artes Musicais pela Universidade do Texas e diretor da Orquestra de Violões da Universidade do Rio Grande (UTRGV);
- Marcos Punã (Bolívia), maior violonista em atividade naquele país;
- Maria Haro (Uruguai), radicada no Brasil e formadora de grandes talentos do violão;
- Alessandro Penezzi (Brasil/SP), um dos maiores representantes do violão brasileiro da atualidade;
- Celso Faria (Brasil/MG), Especialista em Música Brasileira e Mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
- Leo Mueller (Brasil/SC), vencedor do Concurso Maurício de Oliveira de 2023.
- Duo Teixeira Mayer (Brasil/ES), professores da Fames e discípulos de Maurício de Oliveira;
- Felipe Pessin (Brasil/ES), professor da Fames e violonista da nova safra de intérpretes brasileiros;
- Sabrina Souza (Brasil/ES), Mestre em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ;
- Victor Polo (Brasil/SP), professor da Fames e Mestre em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O Festival Internacional de Violão do Espírito Santo (FIVES) é uma realização da Acordes Centro de Música e Artes, com patrocínio exclusivo da EDP e apoio da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Centro Cultural Sesc Glória, Carvalho Lutheria, Compasso Instrumentos Musicais e conta com recursos da LICC (Lei de Incentivo à Cultura Capixaba) do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Programação
04 de junho
- 19h | Palácio Anchieta – Solenidade de abertura | Concertos: Leo Mueller e Manuel Espinás
05 de junho
- 09h | Teatro Virgínia Tamanini (Sesc Glória) – Concurso Maurício de Oliveira – Eliminatória
- 14h | HubES+ – Masterclasses: Esdras Madalon, Maria Haro e Manoel Espinás
- 17h | HubES+ -Palestra: “José Augusto de Freiras: Elo perdido do violão brasileiro” (Celso Faria)
- 19 horas | Teatro Virgínia Tamanini – Concertos: Celso Faria, Marcos Puña e Sabrina Souza
06 de junho
- 19h | Igreja N. S. Conceição (Guarapari) – Concerto: Orquestras de Violões Música na Rede
- 19h10 | Igreja N. S. Conceição (Guarapari) – Concertos: Maria Haro e Duo Teixeira Mayer
07 de junho
- 09h | Teatro Virgínia Tamanini (Sesc Glória) – Concurso Maurício de Oliveira – Final
- 14h | HubES+ – Masterclasses: Alessandro Penezzi e Marcos Puña
- 16 | HubES+ – Palestra: “Violão brasileiro: Tradição e História” (Francisco Araújo)
- 19h | Igreja do Rosário (Vila Velha) – Concertos: Crhistopher Allen, Hector Rodriguez e Felipe Pessin
08 de junho
- 14h | HubES+ – Masterclasses: Hector Rodriguez e Crhistopher Allen
- 16h | Fames – Palestra: “Música na Rede” (Fabiano Mayer) | Concerto: Orquestra Jovem
- 19h | Casa da Música Sônia Cabral – Concertos: Esdras Maddalon, Alessandro Penezzi e Victor Polo | Premiação do Concurso de Violão Maurício Oliveira
- O violonista Esdras Maddalon está na Itália desde 2003, quando começou seus estudos em Milão com Lorenzo Micheli. No mesmo ano, inscreveu-se na Scuola Civica di Musica di Milano, tendo como professores Aldo Minella (ex-aluno de Andrés Segovia) e Paola Coppi. Formou-se em 2010 pelo Conservatório Giuseppe Verdi de Milão. Frequentou como aluno efetivo masterclasses de Oscar Ghiglia, Sharon Isbin, Pavel Steidl, Zoran Dukic, Aniello Desiderio, Fabio Zanon e Paul Galbraith. De 2011 a 2016, se aperfeiçoou com o professor Andrea Dieci.
- Maddalon se apresentou como solista nos mais importantes festivais de violão e de música na Itália, incluindo Milão, no festival “Incontri con la chitarra” na Palazzina Liberty; em Lodi, na “Stagione Internazionale di Chitarra di Lodi”; em Parma, no “Festival Internazionale N. Paganini della Chitarra”; em Turim, na Villa Tesoriera; em Capri, no “International Arts Festival”; e em Roma, na “Sala Palestrina” da Embaixada do Brasil, durante a “Festa Europeia della Musica”.
- No Brasil, se apresentou na “Mostra de Cordas Dedilhadas” em São Paulo, na série “La Guitarra” em Porto Alegre, na “Mostra de Música de Câmara” em Sorocaba e nos “Encontros Musicais” em São Luís do Maranhão, promovidos pela UEMA. Maddalon conquistou os primeiros lugares em vários concursos internacionais, incluindo o 1° lugar no “Concorso e Festival Internazionale N. Paganini della chitarra” em Parma; 1° lugar no “Concorso Chitarristico Internazionale Città di Favria”; 1° lugar no “Concorso di Interpretazione musicale di Lissone”; e 1° lugar no “Concorso e Festival Internazionale Arte a 6 corde” em Pavullo nel Frignano, Modena; além do 1° lugar no “Concorso Musicale Speciale Ventennale Ossola Guitar Festival” em Omegna.
- Em 2019, se apresentou como solista na 154ª edição da temporada de concertos da histórica “Società del Quartetto di Milano”, no “Salone d’onore da Casa Giuseppe Verdi de Milão”.
- Em 2020, se exibiu como solista no projeto “Brighten your day – Brazilian Culture from Home”, promovido pelo Consulado-Geral do Brasil em Nova York.
Fonte : Tempo Novo
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui